domingo, 23 de janeiro de 2011

Contatos de 4º Grau


Decidi postar a minha critica sobre esse filme só por ele ser tão, completamente, intrigante.

Tirando a , em algumas partes, imperfeita atuação do elenco escolhido o filme é bem fiel aos fatos, apresentando imagens em video, audio e um relato pessoal da Dra. Abigail Tyler. Essa doutora, uma mulher que teve seu filho tirado de sua guarda ao ser acusada de sumir com sua outra filha, abduzida por alienigenas.

Abaixo um resuminho do filme.

(Meus cmoentários foram colocados no meio da matéria entre parenteses e alguma informações foram omitidas pelo fato de eu não concordar com elas.)

Após o lançamento de A Bruxa de Blair, em 1999, o mundo redescobriu uma linguagem cinematográfica pouco explorada até então. O que hoje é chamado pelos americanos de “mockumentary” (ou falso-documentário), chamou a atenção ao grande público pela sensação de veracidade que as histórias apresentadas proporciona.

Nesse mesmo estilo entram sucessos como Cloverfield – Monstro (Mat Reeves,2008) e o recente Atividade Paranormal (Oren Peli, 2009) – este último custando apenas US$ 15 mil e já rendeu mais de US$ 90 milhões no mundo todo – além de séries como The Office e Reno 911.

O objetivo da brincadeira é contar uma história, mesmo ficcional, como algo que realmente aconteceu.

(Não sei vocês, mas Contatos de 4º grau me pareceu BEM real !)

Na barca desta narrativa quase alternativa chega ao Brasil o thriller "Contatos de 4º Grau" (The Fourth Kind;Olatunde Osunsanmi, 2009). O filme retrata um acontecimento supostamente real no município de Nome, no Alaska, onde há vários relatos de desaparecimentos e acontecimentos estranhos com os moradores do local.

Neste contexto entra a psicóloga Abigail Tyler, interpretada pela atriz Mila Jovovich ( da série "Resident Evil, para quem não conhece), que, perturbada com a morte recente e misteriosa de seu marido, dá continuidade à investigação iniciada por ele quando percebe que parte de seus pacientes apresentam um comportamento parecido durante a noite: todos eles vêem algo parecido com uma coruja os observando durante a madrugada.

O que parece uma coincidência se transforma em uma realidade assustadora quando se descobre que os desaparecimentos na cidade e as visões dos moradores estão relacionadas com supostas abduções.

Com base neste enredo misterioso, Contatos de 4º Grau eleva o “falso-documentário” a outro nível, apresentando ao espectador gravações reais de sessões de hipnose e entrevistas com envolvidos no caso (minhas partes preferidas ,e ao mesmo tempo, mais temidas) entrelaçados por um ótimo trabalho de edição ao filme desenvolvido como uma espécie de reconstituição dos acontecimentos.

O ponto de partida para a ação é uma entrevista realizada pelo diretor do filme, Olatunde Osunsanmi, com a própria Dr. Abigail Tyler em pessoa. À medida em que a entrevistada vai contando sua versão dos fatos, somos apresentados ao mesmo tempo às cenas reais entrelaçadas com a reconstituição, ou o filme em si.

Com um ritmo tenso, o filme consegue nos prender do começo ao fim, intrigados com os acontecimentos e com as assustadoras consequências dos avanços obtidos pela Dr. Abigail durante suas pesquisas.

Os ângulos de câmera apresentados pelo diretor e a fotografia sufocante durante as cenas de reconstituição fazem um acorde (quase) perfeito e perturbador aliadas às supostas cenas reais que se movimentam e se comunicam entre si durante a projeção.

Além disso, o filme inova do ponto de vista da história ao fazer uma abordagem mais espiritual do que físico/científica para os acontecimentos. Enfim, é um filme realmente bem executado.

OBS.: Durante a abertura da projeção, antes que o filme tenha início, somos apresentados pela atriz Mila Jovovich nos informando que o longa em que estamos prestes a assistir é baseado em fatos e imagens reais coletadas e cedidas pela doutora (o cartaz do filme também nos informa isso). Ela informa à platéia que interpretará a personagem principal da trama e que as cenas a seguir são perturbadoras. No entanto, com uma breve pesquisa na internet percebemos que o que o filme nos apresenta, na realidade, não se trata de uma história real. E que os registros da tal psicóloga Abigail Tyler são de um site viral criado pela própria distribuidora do filme. (Acreditam nisso?)

Fonte : http://factoide.wordpress.com/2010/01/08/os-limites-do-falso-documentario/

Bom, o filme é realmente perturbador e merece atenção, pois as imagens em video são realmentes chocantes, e na minha opinião BEM reais. Um detalhe que preciso muito comentar é a situação das pessoas ao serem hipnotizadas. Ao avançar em suas tentaivas de hipnotizar seus pacientes, como ja foi dito acima, a Dra. Abigail acaba sofrendo uma drástica mudança em sua vida. (Atenção! Se você não assistiu o filme pare aqui SPOILER)

Uma consequencia da hipnose é a pessoa sofrer uma torção no corpo tão forte que sua coluna se quebra. A outra consequencia é o deslocamento do maxilar para baixo (Como uma careta do Pânico. As cenas de hipnose no filme são, digamos, fortes, e não são recomendadas para pessoas com os nervos fracos.

Se você não acreditou muito nisso confira essa matéria desmascarando o filme > http://infoxp.wordpress.com/2010/03/31/contatos-de-4-grau-a-farsa-revelada/

Aproveitem o filme e fiquem atentos para as próximas noticias.

Comentem e sigam @natpattzjones
@natpostouaqui e o meu outro blog (pessoal) > http://nathaliaghilardi.blogspot.com

Boa Noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário